Imagem da Semana



segunda-feira, 21 de junho de 2010

Crónica Online #2

Crónica online por Filipe Carvalho

Um mundial anti-europa

Sul-americanos apimentam Mundial

Ponto prévio. Sul-americanos são a figura da jornada. Todas a suas selecções venceram e convenceram. Entre todas Argentina apresentou mais argumentos com um futebol de ataque maravilhou os adeptos. Brasil venceu igualmente mas de todas foi a que menos me encantou, não sou um fã do futebol de Dunga e não consigo simpaizar com este técnico, nunca está satisfeito com nada e pensa que é o maior. Chilenos continuam a demonstrar as suas credenciais, equipa coesa com um futebol de ataque atractivo. Não menos eficaz o Paraguai que venceu a frágil Eslováquia. O Uruguai com Fórlan a comandar as tropas mostram que querem repetir a proeza de á muitas décadas atrás. Com isto os sul-americanos deixam água na boca para os próximos jogos.

Declínio das potências europeias

Nova jornada, nova vaga de desilusões. Inglaterra e Itália voltam a empatar e a França vai mais longe e perde com o México. Atenção aos mexicanos. Holanda venceu mas não me deslumbrou. No meio do naufrágio das equipas europeias a que mais se destacou foi Portugal, mas já lá vamos. A Eslovénia deixou-se empatar pelos EUA, justamente diga-se, não gosto dos eslovenos, futebol aborrecido e sem brilho algum. Ah, é verdade, a Alemanha também perdeu, os bávaros foram surpreendidos por outra europeia, da qual confesso esperava um grande mundial, a Sérvia. Stojkovic foi a estrela mais brilhante ao defender um penalty de Podolsky. A Espanha cumpriu as expectativas e venceu as Honduras sem grande dificuldades.Destaque ainda para a vitória da Dinamarca e derrotas da Eslováquia e da Suiça que depois de surpreender a campeã da Europa Espanha não resistiu á equipa de Bielsa e foi derrotada por 1-0.

Africanos desiludem

As equipas africanas são uma tremenda desilusão. A anfitriã perdeu justamente por 3-0, exibição pobre da equipa de Parreira. A Nigéria está praticamente fora do mundial, a equipa de Lagerback não fez nada de se louvar neste mundial e tem as malas bem aviadas com paragem em casa. A Argélia constitui o destaque da jornada entre os africanos ao empatar com os anglo-saxónicos dos ingleses, considero contudo este empate mais demérito dos ingleses do que mérito da Argélia que quanto a mim também vai mais cedo para casa. O Gana são a equipa, talvez única, com passaporte para os oitavos, mas se jogarem sem a “gana” do último jogo podem nem lá chegar. Camarões, tanto pelo nome como pelo futebol foram autenticamente engolidos, os pupilos de Paul le Guen são as maiores desilusões africanas. Faltando só a Costa do Marfim que sem surpresa perdeu ante os canarinhos e regressa também ela a casa. Os elefantes tiveram o azar de ficarem no grupo da morte, mas o futebol é assim.

Alma americana e pouco mais pelo mundo fora

Já aqui falei de 3 continentes e faltam agora os outros países fora destes mesmos. Destaque para o México que venceu os gauleses e para os EUA que recuperaram de uma desvantagem de dois golos com a Eslovénia. De resto as Coreias foram inapelavelmente goleadas, o Japap sucumbiu perante o domínio da laranja mecânica e as Honduras são muito fraquinhas para uma equipa de futebol. Austrália e Nova Zelandia completam o lote dos mundialistas sem brilho, apesar destes últimos empatarem com a campeã do mundo foi somente um acaso.

Portugal que rima com fenomenal

Não me vou estender muito com Portugal porque não vale a pena. Como ouvi dizer estes dias: “ não há palavras porque Saramago levou-as todas”. A exibição de Portugal é um pouco disso, sem palavras. Fomos uns heróis. Louvar Queiroz. Já que é ele que leva com as balas quando a equipa joga mal á que levar com os louvores quando joga bem. 7-0, brilhante, monstruosa exibição. Ronaldóshow, Tiago mágico, Coentrao rima com grande exibição e Meireles rima com alma de selecção. Parabéns rapazes.

Jogadores em destaque

Não houve assim muitos que me saltassem á vista. Hernandez do México vai dar craque e Forlan no Uruguai é a inspiração da equipa. Quanto a mim ele e Diego Milito são os melhores naquela posição. Higuain, somente pelos 3 golos que marcou e nada mais, Messi pelo seu perfume a jogar á bola. Gostei de Ziani da Argélia, tem pinta de jogador, assim como Bradley, filho do seleccionador dos EUA. Prince Boateng no Gana agrada-me bastante e Stojkovic tem que ser destacado também na equipa da Sérvia. Sneijder tem sido o motor da laranja mecânica. Barrios e Vera do Paraguai destacaram-se dos demais. Em Portugal já referi os que mais me agradaram. No Brasil Robinho vai dar-nos muitas dores de cabeça. Estes são os meu preferidos. Ainda tempo para Villa que marcou os 2 golos da vitória da Espanha.

Jogadores menos

Anelka claro. Não só por aquilo que não jogou mas por aquilo que fez. Muntary também com problemas no balneário merece destaque pela negativa. Klose estragou o jogo á sua equipa ao ser expulso.

Equipa da jornada: Portugal

Equipa desilusão: França

Melhor jogador da jornada: Tiago (Portugal)

Pior jogador da jornada: (Anelka)

E para si? Quais foram os melhores? E os piores? Deixe a sua opinião.

5 comentários:

saviolz. disse...

Se o da semana passada estava bom, este está excelente.

Aqui ficam os meus destaques:

Equipa da Jornada: Portugal, pela forma que ganhou, foi mesmo como o ketchup.

Equipa Desilusão: A França sem dúvida, nem mereciam lá estar...

Melhor jogador: Cristiano Ronaldo fez hoje um grande jogo se continuar tudo será mais fácil, mas Tiago também esteve muito bem.

Pior jogador: Talvez Anelka, pois ter sido 'expulso' da selecção. Mas esta frança é mesmo uma comédia.

saviolz. disse...

ah, e continua com este excelente trabalho ;)

Filipe Futebol Total disse...

Amigo Saviola,
Muito obrigado pelos elogios, é sempre bom ter o trabalho reconhecido
Abraço

Anónimo disse...

Boa cronica, continua, nao tenho nada a dizer, concordo contigo ;)

Mattos disse...

Concordo em parte com a análise mas convêm não esquecer que esta primeira fase de grupos nada decide de concreto e que a partir dos 1/8 final o campeonato será outro, já que a eliminar a musica certamente será outra...
E ainda lá estarão...Espanha, Holanda, Portugal, Inglaterra certamente, Alemanha, Itália....
A grande desilusão são se facto os paises Africanos, no primeiro Mundial a decorrer em solo de África...

Dia 7 de Agosto, Benfica vs. Porto pela Supertaça!