Imagem da Semana



sábado, 26 de junho de 2010

Crónica Online #3

Crónica online 3

Crónica online por Filipe Carvalho

Um mundial ao contrário

A 3ª jornada está terminada. Como acham que correu? Eu colocarei aqui a minha perspectiva. Vou-me dividir pelos continentes presentes para mais facilmente podermos tornar as coisas simples e claras.

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/mundial2010/argentina/palermo1.jpg

Sul-americanos ainda todos a bordo

Está mais que confirmado, os sul-americanos são aqueles que melhor futebol praticaram e mais entusiasmaram os adeptos do deporto rei. A Argentina seguiu imaculadamente para os oitavos fazendo o pleno. Que bem que jogam os maradonianos. Futebol vistoso, bonito, de pé para pé e sobretudo com uma equipa com várias soluções. Passam á fase seguinte como maior candidata á conquista do prémio. O Uruguai pode tornar-se um caso extremamente sério. Com Forlan a comandar o barco tem jogadores de qualidade inegável, futebol de ataque como o povo gosta. 3 “Portugueses” ajudam á festa nesta equipa. Vão longe para mim. Paraguai é de todas as equipas do continente sul da América a equipa mais homogénea, jogadores todos eles com qualidade e nenhum que se destaque dos demais, equipa coesa e prática. O Brasil não me agrada, sinceramente os jogos brasileiros não me entusiasmam e Dunga irrita-me profundamente, treinador descontrolado psicologicamente. Com jogadores fantásticos não está a materializar a sua qualidade dentro das 4 linhas, vive apenas das iniciativas de Maicon pelo corredor direito e da inspiração de Kaka e Elano (que não jogaram esta jornada). São “nossos irmãos” mas a jogar assim não os quero a vencer a competição. Estas 4 equipas têm um denominador comum, venceram todas elas os seus respectivos grupos sem qualquer derrota a registar. A outra equipa sul-americana que se qualifica é o Chile que foi segundo no grupo da Espanha, e apenas sucumbiu contra estes vencendo os outros dois jogos. Equipa que prima pela qualidade ofensiva, com jogadores rápidos e capazes de coisas muito interessantes. Neste momento e pelo rumo dos acontecimentos aposto na Argentina campeã, mas é só um palpite…

América central e Norte

3 equipas nesta zona do nosso mundo, pode-se dizer as 3 com sortes diferentes. Começando pelos piores, as Honduras são uma equipa de futebol? Se são eu não sabia e espanto-me a saber que o são de facto. Equipa desorganizada e sem carácter para um mundial, vai com justiça para casa. México, sorte ou azar? Pois, defrontar a Argentina não é sinónimo de sorte, mas passar já o é. Equipa ela vocacionada para o ataque, perdeu contra o Uruguai e ficou em 2º no grupo. Os EUA venceram surpreendentemente o grupo deixando a Inglaterra no segundo posto. O golo de Donovan aos 92 minutos no jogo com a Algéria ditou a passgem á fase seguinte semeando a festa pelo povo americano. Encontrarão o Gana. Veremos até onde chegam.

África a rimar com desilusão

Uma tremenda desilusão. Para não me chocar muito mais pouco direi sobre os pobres africanos. Apenas o Gana pode salvar a glória deste continente. Camarões foram engolidos por todas as equipas que defrontaram, muito pouco. Argélia prefiro nem falar, uma nulidade, mau demais para ser verdade, não marcaram golos. Nigéria, esperava tanto das super-águias. Jogador de tremenda qualidade, não tiveram sorte, pena serem eliminados. Costa do Marfim tiveram o azar de ficar no pior grupo, venceram o ultimo jogo e salvam um pouco a imagem. Àfrica do Sul não lhes vou chamar desilusão porque não tinham estatuto para lá estarem e com justiça são eliminados, venceram contudo gloriamente a França no seu ultimo jogo. Gana, veremos se têm gana suficiente para continuar na prova, perderam com a Alemanha mas transitam na mesma rumo ao sonho.

Ásia de olhos em bico e Oceânia toda para casa

Coreia do Sul transita por mérito próprio, nutro um carinho por estes coreanos, gosto do toque de bola deles e merecem a passagem. Coreia do Norte é completamente o oposto da sua congénere, entrego-lhes o prémio de pior equipa do mundial. Equipa que foi para defender e que sai de África com 12 golos na bagagem. Os japoneses são outros pelos quais me da certo gozo ver jogar. Okada montou uma equipa capaz de enfrentar selecções de alt gabarito e mandou a Dinamarca para casa com uma vitória por 3-1. Cuidado com onda. Na Oceânia a Nova-Zelândia regressa a casa sem derrotas nem vitórias, um feito enorme para eles. A Austrália venceu justamente o seu ultimo jogo e volta também ela para casa.

http://www.abola.pt/img/fotos/fotosap/mundial2010/portugal/raulmeirelesbrasil1.jpg

Hecatombe dos gigantes europeus

Vamos por ordem nos grupos. A França penso que nem deveria de ter ido ao mundial tremenda a vergonha que passaram, não só dentro de campo como sobretudo fora dele. Perdem o ultimo jogo contra os anfitriões quase que de castigo para com o seu treinador. Inadmissível. A Grécia, também ela eliminada, justamente, mais que justo até. Para uma ex-campeã da Europa tinha que mostra mais serviço e não conseguiram bater a Argentina e assim consequente qualificação. Inglaterra passou a custo, foi por pouco que os anglo-sáxonicos não arrumavam malas e iam para casa. A Eslovénia que partia para a jornada como 1ª grupo ficou pelo caminho, equipa sem ideias e ainda bem que não carimbaram a passagem. E como a Inglaterra precisa de um adversário a Alemanha será o tal. Depois do sobressalto da 2ª jornada vencerem o Gana com um golaço de Ozil. Neste grupo uma das maiores desilusões europeias, a Sérvia. Grandes jogadores, fraca equipa, simplesmente não funcionaram. A laranja mecânica somou por vitórias os jogos, bateram os Camarões no último jogo e passaram sem grandes dificuldades. A Dinamarca recebeu bilhete de regresso a casa sendo derrotados no derradeiro desafio frente ao Japão. Mamma Mia, os campeões do mundo já se foram, perderam com outra equipa europeia, a Eslováquia de de ultima do grupo eliminou os italianos. A squadra azzura fica também ela pelo caminho, não podendo assim defenderem o seu titulo, uma tamanha desilusão. Portugal e Espanha ocupam as vagas europeias que faltam, disputando entre si um lugar nos quartos. Portugueses bateram-se bem com o escrete e espanhóis confirmaram expectativas vencendo o Chile e o grupo.

Jogadores em destaque:

Poucos em destaque, mais uma vez Messi na Argentina, Donovan por ter dado a qualificação aos americanos. Ozil, mas que golaço ao Gana, Honda do Japão tem um pé esquerdo fenomenal. Vittek com dois golos mandou a campeã embora. Quagliarella marcou um golo fenomenal.

Pior equipa da fase de grupos: Coreia do Norte

Melhor equipa da fase de grupos: Argentina

Melhor jogador da 3ª jornada: Vittek (Eslováquia)

Pior jogador da 3ª jornada: Yakubu (Nigéria) (Lembram-se daquele falhanço a meio metro da baliza? Dava a qualificação os nigerianos)

Equipa da jornada: Eslováquia

Piores equipa da jornada: Itália/França

Mundial fora do normal, virado do avesso. Se os nossos famosos Xutos & Pontapés têm uma famoso musica chamada “O mundo ao contrário”, nós podemos dizer que temos “um mundial ao contrário”. Agora é o mata-mata. Qual acham o maior candidato depois da frase de grupos? Para mim Argentina.

1 comentário:

saviolz. disse...

Está aqui um bom artigo.

Pior equipa da fase de grupos: França, não só pelos maus resultados mas também pela expulsão de Anelka, tirar a braçadeira de capitão a Evra e muitas outras coisas.

Melhor equipa da fase de grupos: A Argentina, claramente. Mas o Uruguai também tem vindo a jogar bem.

Melhor jogador da 3ºjornada: Fábio Coentrão, nunca o mencionaste numa crónica tua, mas fez três partidas de excelente nível, o Jorge Jesus bem disse que dentro de um ano era dos melhores laterais do Mundo, e tinha razão...

Pior jogador da 3ºjornada: Existiam vários, mas o Yakubu acabou por não dar o apuramento à sua selecção com aquele falhanço.

Equipa da jornada: Eslováquia

Piores equipas: Itália e França e não preciso de explicar o porque.

Agora quem tem mais hipóteses de ganhar é mesmo a Argentina, mas Portugal também pode, são as minhas duas apostas.

Continua ;)

Dia 7 de Agosto, Benfica vs. Porto pela Supertaça!